Estrutura e conjuntura política

Francisco Ferraz
Publicado em: 19/07/2017

Estrutura e conjuntura politica são termos de uso frequente na linguagem da política. Jornais, redes sociais, revistas, noticiários de rádio e TV, debates, discursos. Seu uso é frequente, mas seu entendimento não. Na realidade podemos dizer que são termos técnicos da ciência política, da ciência econômica, da sociologia e das demais ciências sociais.

Estrutura social se refere ao conjunto organizado, padronizado e estável de relações institucionalizadas por meio das quais os seres humanos interagem e vivem em sociedade. A estrutura social é a base, não imediatamente visível ao observador não treinado, em razão do elevado grau de abstração em que é descrita.

Ainda que invisível ao olhar ingênuo, ela afeta a essência de todos os aspectos da vida humana em sociedade. Neste nível é o conceito de estrutura que explica as regularidades da vida em sociedade, à integração entre suas variadas dimensões e o processo de mudança social. Portanto é ao mesmo tempo consequência e determinação das interações sociais.

Ela só se faz cognoscível, na sua realidade e lento dinamismo, mediante rupturas conjunturais que, como “fendas” permitem enxergar o interior dos “blocos estruturais” normalmente espessos e de difícil visualização.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Prezados senhores, parabéns pelo brilhante trabalho que desenvolvem. Tenho aprendido muito com tudo o que vossas senhorias nos apresentam.

Alaor Carlos de Oliveira
Cascavel - PR

Leia mais >>