Erro amostral e erro não amostral

Francisco Ferraz
Publicado em: 26/10/2017

A pesquisa eleitoral é o principal instrumento que dispomos para produzir informações confiáveis que irão subsidiar as decisões estratégicas da campanha. Estamos cercados de informações por todos os lados, mas, as informações que necessitamos para definir uma estratégia eleitoral: a mensagem da candidatura (“foco”, imagem e propostas) bem como a segmentação do eleitorado (“quem vai votar em você e porque”) não existe à nossa disposição, por isso precisam ser produzidas. E produzidas de forma a serem confiáveis.

É a pesquisa eleitoral, portanto quem vai produzi-las. Pesquisas de Survey (opiniões e atitudes políticas), que fornecem resultados quantitativos e, estatisticamente representativos; pesquisas qualitativas (“focus groups” ou grupos de discussão) mediante as quais, temos acesso ao raciocínio político, a lógica de organização das informações para a decisão, que as pessoas utilizam numa eleição, e pesquisas com dados demográficos, sociais, econômicos e eleitorais.

Destes três tipos de pesquisa vamos analisar a questão do erro no primeiro tipo: a pesquisa quantitativa (Survey) com uma amostra representativa do eleitorado total. Este tipo de pesquisa significa um avanço dramático nas possibilidades de produzir um conhecimento, que, de outra forma seria impossível de adquirir.

Mediante o uso de regras estatísticas muito rigorosas, criam-se as condições para aplicar os princípios da teoria da probabilidade que nos permitem, com amostras mínimas de indivíduos (em relação ao universo de casos a que se referem), obter uma representação satisfatoriamente fiel daquele universo, contando ainda com uma margem de erro que é conhecida e quantificável.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Caros, como vão? Que a paz esteja com vocês! Participei do curso ministrado pelo site em São Paulo e baseado nele montei minha estratégia eleitoral.

Eduardo Gatti
Barueri - SP

Leia mais >>