É cedo para a campanha, mas não é cedo para começar - Parte II

Francisco Ferraz
Publicado em: 17/10/2017

Além de começar a elaboração do plano de governo (executivo) ou plano de ação legislativa, e a montagem das listas, o período atual é também apropriado para outras atividades:

Não se trata ainda da montagem da equipe definitiva de campanha, nem tampouco de contratar profissionais especializados. A chave é o verbo começar. Há, certamente, algumas pessoas que podem ajudá-lo, nesta fase, a custo zero, e, com as quais você pode iniciar a sua preparação. Se você pretende ser candidato, ainda que pela primeira vez, é porque é sociável, sente-se bem no contato com as pessoas e por certo possui um círculo de relações amplo e diversificado. É dentre estas pessoas que você vai escolher o seu primeiro grupo de trabalho.

Você vai valorizar, acima de tudo, nesta seleção, a confiança que deposita nelas, a experiência e a sensibilidade política e a qualificação pessoal para as tarefas. Destes critérios, o único que inspira preocupações é o que se refere à experiência, que só é útil numa campanha quando se fizer acompanhar de abertura mental e de sabedoria. A experiência dos que já viveram tudo, sabem tudo, passaram por tudo, e que, para cada fato atual, encontram um precedente no passado que os explica, não apenas não interessa como pode ser fatal.

Já a experiência entendida e vivida como um saber acumulado, aberto às novas realidades, disposto a continuar aprendendo e a aceitar as novas formas de fazer as mesmas coisas, é valiosa, não tem preço, e você vai descobrir isso sobretudo nos momentos difíceis. Estas pessoas vão se constituir no seu círculo mais próximo. Algumas delas farão parte da sua equipe de campanha, outras permanecerão com você como conselheiros ou especialistas, aos quais você poderá recorrer quando necessitar.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Prezados senhores, é um prazer receber boletins, informações, novidades sobre a política, assunto totalmente de nosso interesse, e a cada dia estamos aprendemos mais com os senhores. São informações, boletins, assuntos de alto nível, e só temos que agradecê-los por enviá-los a nós.

Vitor Luciano Filho
Paraguaçu - MG

Leia mais >>