COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

O Discurso do Prefeito de Londres.

Francisco Ferraz
Publicado em: 14/03/2017

O discurso do Prefeito de Londres, no dia 7 de julho de 2005, constituiu-se numa peça oratória que nasceu clássica e antológica. Muito superior ao discurso de Tony Blair, sobre o mesmo assunto, assim como muito superior aos discursos de Bush, após o 11 de setembro.

O discurso de Ken Livingstone, Lord Mayor de Londres, possui o mesmo estilo dos inesquecíveis discursos de Churchill na BBC, durante o pior período da II Guerra Mundial, quando sozinha a Inglaterra enfrentava os nazistas nos mares e nos céu de Londres.

Firme, orgulhoso e desafiador, falou como vitorioso e não como vencido, tal e qual falava Churchill, quando se referia a Hitler e ao nazismo.

Seu discurso é fortemente emotivo, mas ao único estilo que a cultura política inglesa e seus costumes e tradições admite: a emoção que nasce do sentimento de grandeza e superioridade face ao inimigo, se alimenta do sentimento de convicção da vitória final e se expressa na convocação para a luta.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

A qualidade das informações, orientações e textos é, sem dúvida, excelente. Creio ter sido amplamente positiva a reforma do formato.

Aluísio R. Carvalho
Brasília - DF

Leia mais >>