Como pensar a política: A analogia orgânica.

Francisco Ferraz
Publicado em: 30/06/2017

Os pensadores políticos sempre procuraram analogias para descrever a política. A mais antiga e duradoura destas analogias é a orgânica. De acordo com ela, a organização política é um corpo vivo, em tudo semelhante ao corpo físico dos seres humanos. Como o ser humano, o organismo político é composto de partes (órgãos), que estão em relação de interdependência entre si.

O funcionamento saudável de cada um destes órgãos (partes) resulta na saúde (ordem paz) do organismo. Inversamente, o mau funcionamento de um dos órgão acarreta conseqüências negativas para os demais, que, em graus diferentes, também passam a funcionar mal, o que resulta na doença (desordem, conflitos).

Tanto o organismo humano como o político mantém relações de intercâmbio com o seu meio ambiente, dele extraindo os elementos necessários à sua sobrevivência. Ambos possuem história, passado e memória. Ambos possuem dinâmicas de desenvolvimento e de adaptação às novas circunstâncias, e a infinidade de órgãos, sistemas, processos internos se acomodam dentro de uma unidade, o corpo/a sociedade politicamente organizada.

Não resta dúvida de que a analogia é pertinente e apropriada. Há muitas semelhanças entre ambos os organismos, e a maioria dos processos políticos consegue ser descrita de maneira plausível com o uso desta analogia. Tanto é assim que, ao longo dos 2.300 anos da história da política como campo de conhecimento, a analogia orgânica nunca foi abandonada e ainda hoje é comum o recurso a ela nos discursos políticos, em todos os países.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostaria de expressar-me com relação ao Política para Políticos e dizer que é realmente indispensável sua leitura diária para sabermos e entendermos a relação política/cidadão. A melhor ajuda para nosso entendimento está aqui. Parabéns a toda a equipe do site.

Carlos Augusto Fernandes Alves
Capinzal do Norte - MA

Leia mais >>