COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

Os Princípios do Discurso

Francisco Ferraz
Publicado em: 03/08/2017

O "discurso", em princípio não necessita ser feito com eloqüência, e nem mesmo exige que seja pronunciado sob a forma de uma fala. Pode ser um discurso, no sentido original do termo, um texto escrito, como um ensaio, uma tese, uma teoria. Rousseau, por exemplo, chamou de Discours sur linegalité, sua obra filosófica mais importante sobre a natureza humana, assim como Maquiavel chamou de Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, o tratado que precedeu o Príncipe. Como se sabe, nenhum dos dois foi escrito para ser um "discurso", eloqüentemente pronunciado em praça pública. Ambos foram escritos para serem lidos.

O discurso clássico, entretanto, era feito para ser pronunciado oralmente perante um público determinado é de origem greco-romana, e foi adaptado mais tarde para a oratória religiosa. Ele subordinava-se a dois princípios (unidade e proporcionalidade) e era dividido em três partes abertura (exórdio), desenvolvimento, conclusão (peroração).

O princípio da unidade do discurso:

A verdadeira qualidade se encontra no ordenamento das idéias, capaz de articular logicamente os argumentos, numa seqüência que conduza a uma conclusão persuasiva. Não se consegue isto sem a unidade do discurso. Aquelas qualidades enriquecem o discurso, mas não substituem a força persuasiva que a unidade lhe confere. A unidade é, basicamente, a mensagem que você quer comunicar, a conclusão que você deseja compartilhar com quem o ouve. Assim, a primeiríssima exigência que você deve se fazer, antes de discursar, é decidir, com absoluta clareza, o que você deseja comunicar.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Há mais de cinco anos que sou leitora desse site, e só tenho a dizer que a cada dia mais enriquecido ta seu conteúdo de uma sutileza e inteligência invejável. Parabéns a toda equipe e ao Prof. Francisco Ferraz por toda dedicação e atenção a todos nós. Ah, está na hora de promover outros cursos fora do eixo sul. Que tal?

Jacinta Nascimento
Recife - PE

Leia mais >>