O Portugal que veio para o Brasil

Francisco Ferraz
Publicado em: 15/05/2017

O início da colonização brasileira por Portugal reproduz aquele contraste que marcou a descoberta. O encontro entre uma das nações mais adiantadas de sua época com um território intocado pela civilização, povoado por “bons selvagens”, vivendo conforme as leis da natureza.

A condição de vida e as características dos povos originais das terras americanas vão determinar, em grande medida, a forma que as colonizações vão assumir. Assim, nos territórios descobertos e conquistados pela Espanha os conquistadores encontram civilizações política, econômica e militarmente organizadas. Elas dominam seus respectivos territórios e oferecem o contraste de sua ordem social à ordem que os europeus trazem nas suas caravelas.

Não por outra razão, será necessário que os "conquistadores" as destruam para colonizar o território. Daí provém a forte marca de militarização que caracteriza a colonização da América espanhola. Nada disto ocorreu com o Brasil, onde os portugueses não enfrentaram o contraste de uma civilização como a Azteca, Maia e Inca. Deste fato decorre também que a marca predominante da colonização portuguesa foi dada pela burocracia civil, e não pela militar.

Nos territórios descobertos e colonizados pela Inglaterra, além das condições naturais do território, o motivo, e os responsáveis pela colonização, introduzem uma diferença marcante com relação à experiência espanhola e portuguesa. Na América do Norte, como no Brasil, não havia uma civilização evoluída e organizada dominando o território, como ocorria com os espanhóis. Por outro lado, a colonização inglesa era um empreendimento compartilhado entre a monarquia e a sociedade, diferentemente de Portugal e Espanha, onde a colonização era uma obra do Estado. Lá não predominou nem a burocracia militar (como no caso da Espanha), nem tampouco a burocracia civil (como no caso de Portugal).

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Não resta a menor dúvida quanto a qualidade do site e ao seu conteúdo; que ultrapassa a capacidade do político medíocre, que mais tem em nosso brasil. Seria necessário um maior tempo de permanência dos textos técnicos e dos analíticos no site, porque o mesmo já se apresenta como uma ótima fonte de pesquisa.



Vitor Hugo Dornas
Ipatinga - MG

Leia mais >>