COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

Barack Obama anuncia a morte de Osama Bin Laden.

Francisco Ferraz
Publicado em: 01/08/2017

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV (no dia 2 de maio de 2011) a morte de Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda. A morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército americano em parceria com o Paquistão que localizou o terrorista durante a semana anterior. Em um esconderijo nos arredores de Islamabad, houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.

Obama revelou ainda que o corpo do terrorista estaria em poder das autoridades dos EUA. Logo após a fala de Obama dezenas de norte-americanos cercaram a Casa Branca comemorando. A morte de Bin Laden foi divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e reproduzida por agências de notícias. A partir do atentado de 11 de Setembro de 2001, ele passou a ser buscado por agentes e soldados americanos.

"A Justiça foi feita", declarou Obama. E garantiu que não houve agentes americanos nem civis paquistaneses feridos durante a operação. "Eles o mataram, e estão em posse de seu corpo."

Mesmo aliviado, Obama alertou que a missão dos EUA será eliminar a Al-Qaeda. "Nós não toleraremos ameaças a nossa segurança nacional nem a nossos aliados. Não há dúvidas que a Al-Qaeda continuará a nos atacar", afirmou. "Quero deixar claro, como o fez o presidente George W. Bush, que a Guerra ao Terror não é contra o Islã. A Al-Qaeda é um destruidor em massa de muçulmanos."

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Leio os textos da página de Politica para Politicos há sensivelmente 2 anos e só tenho a elogiar esta iniciativa que me tem feito crescer politicamente e melhorar a minha actuação. Parabenizo também pela mudança no visual e na forma de apresentação de conteúdos da página, estão a melhorar.

Basílio Zefanias Muhate
Maputo - Moçambique - MO

Leia mais >>