Maquiavel foi maquiavélico?

Francisco Ferraz
Publicado em: 04/08/2017

“... seria bom para um príncipe ser considerado liberal (generoso); entretanto, liberalidade, como é comumente conhecida acabaria prejudicando-o, porque, se usada virtuosamente e da forma correta, não seria conhecida dos que dela se beneficiam, e o príncipe terminaria por incorrer na desgraça do defeito que a ela se opõe (mesquinhez) ”
(Maquiavel – O Príncipe Cap. XVI)
<

Esse parágrafo do Príncipe contém a chave para se entender as razões pelas quais Maquiavel costuma ser chamado de “maquiavélico” ! A continuação do texto acima citado deixará evidente o argumento central da teoria política de Maquiavel: a falta de articulação, coerência e hierarquia entre as diferentes dimensões da existência humana.

Rompia Maquiavel com o pensamento dominante da Idade Média, consolidado de forma genial e definitiva, na Suma Teológica de Sto. Tomás de Aquino e na filosofia escolástica, que, pelos séculos vindouros, seria o “código” da ortodoxia do pensamento cristão.

Essa ortodoxia assentava-se no princípio conhecido como “A Grande Corrente do Ser”. O universo era penetrado por uma ordem hierárquica que vinha de Deus, na sua cúpula, até o mais inferior dos seres, na sua base. Cada ser agindo de acordo com a pressão interna de sua própria natureza, buscando o bem ou a forma de perfeição característica da sua espécie.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Aos navegadores do site quero deixar meu testemunho do que presenciei em São Paulo neste final de semana. Ainda estou em estado de graça pelo aprendizado, no qual tive a oportunidade de enriquecer meu currículo. O professor Ferraz - e toda sua a equipe - é sem sombra de dúvida o que de melhor existe no momento. Digo isso porque este foi uns dos tantos cursos que participei. Se você tiver a oportunidade de um dia fazer este curso não pense duas vezes. Parabéns, professor Ferraz, André, Juliano, Lacerda, Michele e toda equipe do site que mesmo não estando presente deram a sua colaboração para este evento.


Jacinta Nascimento
Recife - PE

Leia mais >>