Os equivalentes funcionais do cataclisma I: A falência do Estado

Francisco Ferraz
Publicado em: 21/02/2017

A primeira observação que precisa ser feita é que, não obstante não ter o Brasil passado por qualquer cataclisma social, o paradigma estrutural está sofrendo alterações. Se entretanto o paradigma encontra-se em mudança e não houve cataclisma social no país que o precedesse e facilitasse, que fatores, processos, acontecimentos, desempenharam a função dos cataclismas, no caso brasileiro?

Desde logo impõe-se advertir que as razões para mudanças desta magnitude são forçosamente de natureza estrutural. Há, então, que encontrar processos sociais ocorrendo ao nível estrutural da sociedade cujos efeitos se assemelham aos produzidos pelos cataclismas sociais. Mudanças deste porte, como foi demonstrado, têm sido usualmente precedidas por cataclismas sociais que, ao destruir as bases do paradigma vigente, preparam e viabilizam a implantação do novo paradigma.

As razões estruturais da mudança que desempenham o papel de equivalentes funcionais de um cataclisma no caso brasileiro, e que estão agindo sobre o paradigma do estado hegemônico são:

Desde 1989 o nosso paradigma estrutural está sendo modificado. A débacle do socialismo removeu os referenciais externos de uma economia de comando, e a falência do Estado atingiu profundamente as bases de legitimidade de sua hegemonia. O fracasso da sucessão de modelos econômicos, baseados na hegemonia do Estado, e praticados no curto período de 10 anos, abalou a confiança de que o paradigma reinante conseguiria, mais uma vez, resolver os problemas nacionais. "Plano Cruzado", "Plano Bresser", "Plano Verão", "Plano Collor I e II", significaram momentos de exacerbação de expectativas sociais que precocemente foram frustradas.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Parabéns a toda equipe do Política para Politicos pela excelente qualidade
do site. temos informações imparciais, esclarecimentos de acontecimentos
no cenário político, além de uma vasta indicação de livros e filmes que
nos proporcionam um real aprofundamento e desenvolvimento do nosso senso crítico, com relação à nossa vivência social. Parabéns e muito obrigada!

Selmara Caovila Santos e Silva
Varginha - MG

Leia mais >>