COMPARTILHAR
Capa > Cultura > Discursos Célebres

O pouco serve hoje, o muito amanhã não basta - Joaquim Nabuco

Francisco Ferraz
Publicado em: 17/03/2017

Joaquim Nabuco foi um dos mais brilhantes oradores políticos da história brasileira. Possuidor de um completo domínio da língua, culto e erudito, agregava a estas qualidades um dom especial para transmiti-las pela palavra e comunicá-las pelo discurso. Há, pois, inúmeros discursos de Nabuco que merecem ser relembrados, sob os mais diferentes assuntos. Notáveis são, porém, seus discursos abolicionistas.

O trecho do discurso transcrito a seguir foi pronunciado em 1870, comentando o discurso da Coroa (discurso de início de sessão legislativa, pronunciado pelo Chefe do Governo Imperial). Nele, Nabuco critica a mensagem da Coroa, por omitir-se diante da questão da escravidão, mas, não se limita a esta condenação. Para ele, a omissão trai uma deficiência política do governo e revela uma postura de irresolução, hesitação, e de evitar o enfrentamento dos graves problemas do presente, jogando-os para um futuro vago e indeterminado.

Com eloqüência, elegância e contundência, Nabuco condena esta postura política de procrastinação, que se aplicava à questão da escravidão, mas se aplica por igual a qualquer governo que adote esta atitude de timidez e escapismo diante dos seus problemas maiores. A seleção deste texto deve-se ao fato de, nele, Nabuco abordar uma questão permanente da política e do governo: a capacidade de decidir no momento oportuno, ou, inversamente, os riscos de deixar passar a oportunidade, para enfrentar um problema que o adiamento somente vai agravar.

Como tal, é uma questão perene da política. No texto, o tema é a escravidão, mas aplica-se também a qualquer outra matéria, cuja gravidade leva alguns governantes à timidez decisória e a tentativa de ignorá-lo, na vã esperança de que o futuro o resolva. Peça clássica de oratória, o discurso de Nabuco é também uma lição de sabedoria política, referente à arte de governar.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero primeiro parabenizar pela qualidade que o site apresenta. A sugestão que faço é o site possa ser um link entre profissionais de campanha de diversas áreas com os candidatose partidos. Creio que os profissionais que atuam em campanha, como eu, precisamos de uma "vitrine" onde possamos ser localizados. E nada melhor do que ser localizado no Política Para Políticos.

Hiram Hollanda Jr.
Londrina - PR

Leia mais >>