COMPARTILHAR
Capa > Cultura > Discursos Célebres

O pouco serve hoje, o muito amanhã não basta - Joaquim Nabuco

Francisco Ferraz
Publicado em: 17/03/2017

Joaquim Nabuco foi um dos mais brilhantes oradores políticos da história brasileira. Possuidor de um completo domínio da língua, culto e erudito, agregava a estas qualidades um dom especial para transmiti-las pela palavra e comunicá-las pelo discurso. Há, pois, inúmeros discursos de Nabuco que merecem ser relembrados, sob os mais diferentes assuntos. Notáveis são, porém, seus discursos abolicionistas.

O trecho do discurso transcrito a seguir foi pronunciado em 1870, comentando o discurso da Coroa (discurso de início de sessão legislativa, pronunciado pelo Chefe do Governo Imperial). Nele, Nabuco critica a mensagem da Coroa, por omitir-se diante da questão da escravidão, mas, não se limita a esta condenação. Para ele, a omissão trai uma deficiência política do governo e revela uma postura de irresolução, hesitação, e de evitar o enfrentamento dos graves problemas do presente, jogando-os para um futuro vago e indeterminado.

Com eloqüência, elegância e contundência, Nabuco condena esta postura política de procrastinação, que se aplicava à questão da escravidão, mas se aplica por igual a qualquer governo que adote esta atitude de timidez e escapismo diante dos seus problemas maiores. A seleção deste texto deve-se ao fato de, nele, Nabuco abordar uma questão permanente da política e do governo: a capacidade de decidir no momento oportuno, ou, inversamente, os riscos de deixar passar a oportunidade, para enfrentar um problema que o adiamento somente vai agravar.

Como tal, é uma questão perene da política. No texto, o tema é a escravidão, mas aplica-se também a qualquer outra matéria, cuja gravidade leva alguns governantes à timidez decisória e a tentativa de ignorá-lo, na vã esperança de que o futuro o resolva. Peça clássica de oratória, o discurso de Nabuco é também uma lição de sabedoria política, referente à arte de governar.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Acho muito bom, extremamente útil este site para um povo ainda mal habituado à discussão política, ou por outra, numa época que o desinteresse político aumenta em todo o mundo. Obrigado e parabéns!

Geraldo L. de Melo
Belo Horizonte - MG

Leia mais >>