O silêncio não comete erros

Francisco Ferraz
Publicado em: 23/10/2017

Em toda a história política mundial, poucas advertências foram repetidas de tantas formas diferentes - embora sempre com o mesmo teor - como aquelas que aconselham o governante a ter cuidado com suas palavras. Armand Jean Du Pleiss, o Cardeal de Richelieu, primeiro-ministro do rei Luís XIII, célebre por ser o grande artífice do Absolutismo Reale por sua obra, constituída, basicamente, de conselhos políticos, costumava alertar o monarca francês para o fato de que: "Convém sempre ser comedido ao falar e escrever, e exteriorizar somente o que for necessário. Quando as palavras escapam, através da língua ou da pena, torna-se bem difícil controlá-las"

Há razões para tantas e tão eloqüentes advertências. O governante, o líder político, é diferente dos outros mortais. Não apenas pela posse do poder, como também pelo acesso a informações e conhecimentos secretos ou, no mínimo, reservados. Mais ainda, o conhecimento do que vai fazer com essa autoridade. Possuí-la configura um estigma para o detentor e para aqueles que estão distantes dela.

A autoridade do homem sobre o homem é sempre odiosa - e somente é suportável porque, sem ela, a sociedade não poderia existir.

É para torná-la tolerável que se criam sistemas eleitorais, mediante os quais "nós" escolhemos quem receberá aqueles poderes, dentro de limites legais previamente estabelecidos. É dessa forma que o poder adquire legitimidade, isto é, a força moral impositiva e aceita como justa, eticamente válida e vinculativa em relação ao nosso comportamento.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

É sempre bom poder contar com as informações do site Política para Políticos. É prático para realizar pesquisas e se manter atualizado com os fatos e história da política brasileira.

Odmar Péricles Nascimento
Vitória - ES

Leia mais >>