Regras básicas para a agenda do político I

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/01/2017

Cada campanha tem um número fixo de meses, semanas, dias, horas e minutos que não pode ser expandido, e cada unidade de tempo perdida é irrecuperável. Por esta razão, o planejamento não é uma opção a ser ou não adotada, é um imperativo.

O tempo do político é o mais valioso de todos e o único que é insubstituível. A agenda do político, portanto, é crucial para o mais eficiente uso do seu limitado tempo. Com o andamento da campanha, o político passa a depender mais e mais da sua agenda. É uma tarefa que ele necessariamente tem que delegar, e acreditar no julgamento dos seus auxiliares que a montam e a operacionalizam.

1.Somente uma pessoa se encarrega da agenda
Todos os compromissos que envolvem a presença do político devem ser canalizados para o responsável pela agenda. A regra vale para seu assessor de imprensa, para seus cabos eleitorais, para seus estrategistas, para convites, para reuniões etc. É óbvio que esta pessoa participou das reuniões semanais para planejar a agenda, onde os principais auxiliares e apoiadores estiveram presentes. Definidas as prioridades, a responsabilidade de executá-las é dele. O político não assume compromisso sem ouvi-lo antes, e cabe a ele a ingrata tarefa de dizer não.

2. Esta pessoa deve conhecer muito bem o político
A agenda deve ser feita sob medida para o político. Deve valorizar seus pontos fortes, e protegê-lo dos seus pontos fracos. Deve igualmente, levar em conta sua idade, seu estilo, hábitos, o que ele gosta de fazer, o que detesta, etc. Deve tentar extrair dele o máximo, sem chegar ao limite de exaurí-lo psicologicamente ou fisicamente.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Sou leitor diário deste importante site. Já adquiri os cadernos do Prof. Francisco Ferraz e por fim o seu livro do mesmo tema.

Aparecido Begosso
Guarulhos - SP

Leia mais >>