Regras básicas para a agenda do político I

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/01/2017

Cada campanha tem um número fixo de meses, semanas, dias, horas e minutos que não pode ser expandido, e cada unidade de tempo perdida é irrecuperável. Por esta razão, o planejamento não é uma opção a ser ou não adotada, é um imperativo.

O tempo do político é o mais valioso de todos e o único que é insubstituível. A agenda do político, portanto, é crucial para o mais eficiente uso do seu limitado tempo. Com o andamento da campanha, o político passa a depender mais e mais da sua agenda. É uma tarefa que ele necessariamente tem que delegar, e acreditar no julgamento dos seus auxiliares que a montam e a operacionalizam.

1.Somente uma pessoa se encarrega da agenda
Todos os compromissos que envolvem a presença do político devem ser canalizados para o responsável pela agenda. A regra vale para seu assessor de imprensa, para seus cabos eleitorais, para seus estrategistas, para convites, para reuniões etc. É óbvio que esta pessoa participou das reuniões semanais para planejar a agenda, onde os principais auxiliares e apoiadores estiveram presentes. Definidas as prioridades, a responsabilidade de executá-las é dele. O político não assume compromisso sem ouvi-lo antes, e cabe a ele a ingrata tarefa de dizer não.

2. Esta pessoa deve conhecer muito bem o político
A agenda deve ser feita sob medida para o político. Deve valorizar seus pontos fortes, e protegê-lo dos seus pontos fracos. Deve igualmente, levar em conta sua idade, seu estilo, hábitos, o que ele gosta de fazer, o que detesta, etc. Deve tentar extrair dele o máximo, sem chegar ao limite de exaurí-lo psicologicamente ou fisicamente.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizá-los por esse site do Política para Políticos, pelas várias matérias publicada nesse portal. Estou gostando muito de ler as histórias de políticos antigos, as matérias de ensinamento aos novos políticos. Enfim, é um portal de deixar como favorito na sua página. Parabéns.

José Carlos Teixeira
Imbituba - SE

Leia mais >>