Reeleição no Legislativo: 6 vantagens de quem tem mandato

Francisco Ferraz
Publicado em: 07/04/2017

A cada nova sessão legislativa, o assunto mais comentado entre os legisladores reeleitos é a discussão sobre as razões do insucesso dos colegas da legislatura anterior. Há mesmo uma tendência para considerar que, salvo situações excepcionais, o legislador que concorre à reeleição é invariavelmente bem sucedido.

Existem muitos fatores favoráveis, à disposição do detentor do mandato, durante 4 anos, que explicam esta conclusão. O fato, entretanto, é que, mesmo levando-se em conta estas condições favoráveis e vantagens, a cada eleição há uma renovação parcial do corpo legislativo, com a inclusão de novos legisladores, que não detinham mandato, e a conseqüente remoção de alguns que o possuíam.

Portanto, se se pode falar em vantagens, não se deve imaginar que elas sejam sempre suficientes para assegurar a reeleição. O uso ineficiente daquelas vantagens, assim como a ocorrência de outros problemas políticos, que prejudicam o detentor de um mandato legislativo, será um tema a ser oportunamente analisado nesta coluna. Por ora, interessa discutir as vantagens do mandato para assegurar a reeleição do legislador.

Quem detém um mandato possui poder. No Legislativo, este poder decorre basicamente da condição de possuir um voto. Pode parecer pouco à primeira vista, mas não é. Em certas votações, um voto pode não representar muito, mas, nem o Executivo, nem os colegas do Legislativo, desconhecem que há votações em que um voto pode ser a diferença entre vitória e derrota. Além disso, para enfrentar uma votação em plenário, busca-se voto a voto, e cada um tem a sua importância.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Bom dia !!! Acompanho diariamente o site de vocês. Acho- o completo e rico em informação.

Maria Luiza Da Rolt
Cocal do Sul - SC

Leia mais >>