Nunca considere vencida uma eleição antes dela terminar

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/03/2016

Esta é uma lição política ensinada pelo historiador e estadista italiano Francesco Guicciardini (1483-1540), que não cessa nunca de se confirmar na prática. Por mais que na retórica os políticos subscrevam essa verdade, muitos, no seu sentimento mais íntimo, a ignoram.

Na lista dos inimigos da vitória, esse sentimento é um dos que ocupa as mais altas posições. É a fantasia da vitória fácil, que atinge principalmente aqueles governantes que buscam a reeleição. Esse é um sentimento que provém de variadas origens:

 

O fato é que, todas estas razões podem ser verdadeiras, e até mesmo vir, ao final, assegurar uma vitória fácil. Mas, atenção, isto só pode ser sabido ao final, depois de contados os votos. Até lá, melhor considerar que é uma disputa difícil.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Procurando um site sobre politica encontrei este e estou impressionada com o ótimo conteudo e bom senso. O Política Para Políticos erá otimo para meu crescimento profissional.

Silmara Moraes
Matão - SP

Leia mais >>