Tentar persuadir os eleitores em todas as suas posições.

Francisco Ferraz
Publicado em: 20/09/2017

O objetivo central da campanha é persuadir os eleitores. Atenção! Persuadir os eleitores a votar em você, e não a concordarem com você em todas as suas posições.

O candidato encontra-se tão condicionado a ser persuasivo, a convencer pessoas, que, por vezes, "exagera na dose", e tenta, por todas as maneiras, conquistar o eleitor para todas as suas teses. Age assim porque fica inseguro, ao identificar uma divergência entre o seu pensamento e o do eleitor, sobre uma matéria.

Não tendo como avaliar o grau de importância que o eleitor atribui àquela questão, teme perdê-lo, assim como os outros que pensam da mesma maneira, se não conseguir mudar a sua opinião. O resultado é que o candidato acaba polemizando com o eleitor na frente dos outros, as diferenças, cada vez mais, aprofundam-se e o candidato corre o risco de ser percebido como antipático, dogmático e intransigente.

Este é um erro muito comum em campanhas. Costuma ocorrer em ocasiões nas quais o candidato conversa com eleitores, ou faz uma palestra/apresentação em que perguntas lhe são dirigidas. A menos que se trate de um eleitor do adversário fazendo uma provocação, ou que a questão seja absolutamente central para a candidatura e sua mensagem, o candidato deve respeitar a opinião contrária, minimizar a divergência, e retornar às questões onde há concordância, e acentuá-las.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Olá, equipe do "Política para Políticos". Parabéns pela organização e dinâmica da página, o conteúdo é muito bom e uso sempre como referência para desempenho de meu trabalho legislativo e para discussão em grupo de apoio.

Paulinho Brandão
Viana - ES

Leia mais >>